Visão Geral do Projeto
Quais as expectativas a realizar

Com alterações na legislação trabalhista e flexibilizações das rotinas de trabalho, o controle de jornada a cada dia vem se reinventando e se inovando  a fim de oferecer uma experiência mais fluída aos seus usuários,  priorizando a transparência da informação e evitando complicação ou frustração em um processo simples e funcional que já é rotineiro.
 Renovamos o aplicativo que estava sendo comercializado, apenas para caminhoneiros, seguindo as legislações específicas do setor, atualizando seu design conforme sua nova identidade visual, trazendo interações básicas para ampliação do uso por profissionais de diferentes segmentos e remodelando sua arquitetura sistêmica
Metas
O que eu pretendia realizar
Rentabilizar o Produto
Analisamos  como era a utilização do software atual por meio dos usuários ativos e informações fornecidas por ex-clientes e identificamos as principais críticas que tornavam o produto menos interessante para o mercado. Observamos que o cadastro deveria ser o ponto inicial a ser corrigido e, assim, o cliente ganharia novos mecanismo de  controle e automatização de processos de folha de pagamento. Para nossa empresa, teríamos uma solução mais abrangente a diferentes mercados e muito mais rentável.
CORREÇÕES SISTÊMICAS NA BASE DE DADOS
O antigo sistema  apresentava problemas na captação dados dos clientes e, às vezes, a informação se perdia no ambiente de desenvolvimento, por isso, redesenhamos todo o fluxo do usuário na plataforma para que não houvesse mais esse tipo de erro no processo.
 
Melhorar as interações na plataforma
Criamos um layout mais limpo e intuitivo a fim de ajudar os usuários a terem uma boa navegação e maior interatividade na plataforma. Incluímos novas funções para mantê-los envolvidos pelo software, sem  torná-lo complicado, frustrando a experiência com   ações diárias simples.
O Problema
E porquê é relevante
 
É frustrante para os investidores e clientes quando se tem um produto com grande potencial, mas não se consegue atingir um objetivo de rentabilizá-lo no mercado ou de emitir os relatórios ou realizar os controles esperados na contratação do sistema.  Para os desenvolvedores e analistas de suporte, a frustração é ainda maior, quando não se tem um ambiente estruturado, pois correções ou melhorias tornam-se inviáveis.
A captação e autenticação dos usuários (motoristas) era uma fase de mão dupla e que gerava grandes problemas na plataforma, dificultando a experiência do usuário já no primeiro contato com o produto.

No Portal Web, ambiente do gestor logístico, para concluir o cadastro do motorista e possibilitar que este realizasse as marcações no aplicativo, era obrigatória a inclusão de um código gerado automaticamente no sistema através do smartphone do motorista.
​​​​​​​No entanto, não existia dentro deste Portal Web, um meio de o gestor identificar os motoristas que estavam travados no processo de cadastro, além de não existir formulários para autenticar essa etapa.
A solução
É hora de ser real
 
A ideia principal era  tornar a venda do produto menos burocrática visto que, os problemas cadastrais que travavam seus usuários logo na primeira etapa, faziam com que os clientes acabassem desistindo do produto antes mesmo de utilizá-lo.
Com isso, reconstruí o formulário de cadastro direto no aplicativo para que o próprio motorista se cadastrasse e, na sequência, ele poderia encontrar ou cadastrar a empresa para a qual ele estivesse prestando serviço.
Por outro lado, a empresa no seu acesso via Portal Web, reconhecia e autenticava esses motoristas, controlando a entrada desses  em sua base.
​​​​​​​O cliente ganhou ainda, a possibilidade de gerenciar o cadastro de seus motoristas, veículos e até mesmo suas filiais no sistema, podendo organizá-los de forma a realizar um controle muito mais robusto de suas operações.
O que eu aprendi?
Refletindo sobre o projeto
 
A navegação pode ser um bom exercício para ver como os usuários realmente se sentem ao passarem pelas diversas tarefas dentro de um software
Quando você se coloca no lugar do usuário e passa pelas mesmas frustrações em  um produto mal arquitetado, é mais fácil desenvolver um projeto adequado às necessidades dele e conseguir identificar os pontos de melhoria. Além disso, quem está vendendo o produto  pode analisar  o momento exato em que o fluxo do processo fica travado e você acaba não sendo remunerado com seu produto, visto que ele não atinge o objetivo do cliente.
A plataforma precisa permitir que os clientes tenham controle de seus usuários e estes clientes devem ter autonomia e interatividade com o produto, para que tomem para si a importância de consumir um produto que, além de completar todas suas necessidades, seja necessário em seu dia a dia.

Veja também

Back to Top