Visão Geral do Projeto
Quais as expectativas a realizar
 
Dentro de um cenário movido a diversas interações a todo momento, oferecer apenas uma conta digital em meio às diversas já presentes no mercado, não capta todas as necessidade logísticas e operacionais do setor de transporte rodoviário de cargas.
​​​​​​​A comunicação entre Transportadora e Motorista começa bem antes do início de uma viagem qualquer para entregar seus produtos. Existem muitos custos na operação e o pagamento de todo o frete pode demorar conforme o tempo de viagem. Além disso, caso ocorra alguma não conformidade na estrada, tais como necessidades de manutenção ou erros nos dados dos recebedores de mercadorias, é necessário que se tenha meios de resolver o problema em tempo real.
Por isso oferecer um Software que possibilita o contato direto com seus empregadores,  integrado a um sistema de pagamentos e rede de serviços, permite que o caminhoneiro usufrua, ao longo do percurso, de diversos benefícios conveniados  ao seu ramo de negócios e dentro do seu perfil socioeconômico.
Metas
O que eu pretendia realizar
Gestão Operacional
No setor logístico, a transportadora utiliza diversos softwares com particularidades diferentes que acabavam, na maioria das vezes, entregando informações similares. Por isso, interligar esses sistemas fornecendo  somente o essencial e automatizar processos para deixar o software trabalhar para o gestor da operação, não só permite que a atenção seja focada em pontos realmente críticos, como reduz custos dos softwares redundantes ou não utilizados.
Fácil Navegação
Os usuários que mais seriam afetados eram os motoristas que, em suas operações do dia a dia,  seriam obrigados a disparar informações do status das viagens e,  por isso, deveríamos entregar uma excelente navegação intuitiva e simples.
O Problema
E por que é relevante
 
Quando o motorista é obrigado a reportar o status de sua operação diária e a ferramenta de trabalho não auxilia da maneira correta, a frustração o impede de realizar diversas tentativas.  O motorista perde a paciência e se estressa com o trabalho e o software deixa de ser utilizado, dificultando o trabalho dos operadores da transportadora, que não conseguem acompanhar cada etapa do processo.
Por isso, a meta principal era captar o que mais incomodava os usuários e entender o real motivo das frustrações e preenchimentos incorretos  dos dados, bem como desenvolver uma plataforma que fosse também interessante para o motorista, gerando engajamento.
A solução
É hora de ser real
 
A ideia principal era entregar ao motorista um software simples e objetivo para o seu dia a dia, sem que ele precisasse repetir processos que não eram relevantes para os controles do empregador.
Apostamos em melhorias de design como: aumentar os botões, mudar tipografia e utilizar a leitura visual de elementos para, assim, promover uma boa experiência de usuário ao motorista.
Oferecer benefícios também era um ponto de extrema importância para fazer o motorista enxergar que o software, além de ajudá-lo na sua jornada de trabalho, se tornaria essencial em sua vida pessoal, visto que os convênios associados a sua conta resolviam as dores de cabeças relacionadas às suas viagens.
Serviços Geolocalizados
Em pesquisa com montadoras de veículos pesados, percebemos a dificuldade de gestão de contratos de manutenção dos veículos e controle das revisões obrigatórias. Assim sendo, realizamos integrações com sistemas de telemetria dos caminhões para que as concessionárias pudessem visualizar as falhas mecânicas e os serviços espontaneamente.
No aplicativo o motorista poderia fazer o agendamento de serviços e compra de peças considerando as oficinas credenciadas que se encontravam nas proximidades da sua rota de viagens, além de receber o socorro delas em caso de urgência. As montadoras, por sua vez, contariam com painéis de controle permitiriam analisar os status de atendimento e a produtividade dentro das oficinas.
Conta Digital
Muito mais do que uma conta digital comum, o objetivo do Trucker Pay era contar com uma estabelecimentos parceiros onde os pagamentos pelo aplicativo seriam aceitos, gerando cashback para os motoristas e visibilidade para às transportadoras quanto aos valores de frete, pagamentos de abastecimento de combustível e manutenções do veículo, por exemplo. Com o uso do Trucker Pay, todos os pagamentos realizados na cadeira de transportes seriam feitas no aplicativo, que também geraria crédito para o motorista conforme seu score e perfil socioeconômico.
A Tecnologia
Explorando o diferencial
 
Como se tratava de algo pioneiro no cenário rodoviário, tínhamos em mãos o primeiro banco digital para transportadoras e caminhoneiros. Com base nos estudos estreitamos os laços entre essas duas pontas e lançamos no mercado um aplicativo inovador no ramo, trazendo facilidade nas viagens do caminhoneiro, e diminuir toda burocracia envolvida no processo.
A comunicação era fluída e conversativo com os usuários, e com isso veio o reconhecimento da mídia em relação ao produto

O que eu aprendi?
Refletindo sobre o projeto
 
Entender o lado do usuário, do empregador e dos associados é uma tarefa maçante, mas o resultado é visível quando você entende os problemas e dificuldades particulares de cada setor.
Percebemos que um “software bonito”, não necessariamente atinge o real objetivo de operações difíceis e voláteis como as do setor logísticos já que o desafio é não dificultar as rotinas que, por si só, já são burocráticas.  Soubemos até que ponto poderíamos criar e oferecer benefícios e convênios; além de automatizarmos processos demorados com um simples fluxo já existente no mercado.
​​​​​​​O projeto me fez concluir que estudar o cliente e seus usuários, por mais que seja demorado, é um resultado adquirido que vale a pena sim futuramente e traz reconhecimento para um produto bem utilizado.

Veja também

Back to Top